top of page
Buscar

Quais são os Povos Tradicionais do Brasil?

Atualizado: 8 de jun. de 2022


Foto: Flavia Londres/ANA.


Você sabe quais são povos e comunidades tradicionais que vivem em nosso país? Talvez você pense primeiro em indígenas e quilombolas, mas, o fato é que existem, além deles, 26 reconhecidos oficialmente e muitos outros que ainda não foram incluídos na legislação, de acordo com especialistas.

Indígenas, quilombolas, seringueiros e ribeirinhos são alguns dos que integram o grupo, no entanto existem 28 listados. O direito à terra está no centro das lutas destas populações, muitas vezes marginalizadas e vítimas de preconceito.

“Os povos indígenas são os primeiros a existirem no Brasil e são considerados os donos da terra. Eles fazem parte do arcabouço dos povos tradicionais. A partir da colonização, outros povos vão se formando ou chegando de fora. Em 1574, foi registrada a entrada do primeiro cigano.

Os PCTs são pescadores artesanais, cipozeiros, extrativistas, pomeranos, citando apenas alguns dos grupos (veja lista completa no final da matéria). Todos têm a sua própria cultura e tradições próprias. Essas comunidades fazem uso dos recursos naturais, não apenas para seu sustento, mas também para reprodução cultural, social e religiosa, define Cristina Adams, uma das coordenadoras do livro “Povos tradicionais e biodiversidade no Brasil – contribuições dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais para a biodiversidade, políticas e ameaças”.

Por meio do Decreto 6.040, de 7 de fevereiro de 2017, foi instituída a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT). A PNPCT foi criada em um contexto de busca de reconhecimento e preservação de outras formas de organização social por parte do Estado, para esses povos. De acordo com essa Política, Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) são definidos como: “grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição”.

Veja a lista de povos e comunidades tradicionais:


Andirobeiras

Apanhadores de Sempre-vivas

Caatingueiros

Caiçaras

Castanheiras

Catadores de Mangaba

Ciganos

Cipozeiros

Extrativistas

Faxinalenses

Fundo e Fecho de Pasto

Geraizeiros

Ilhéus

Indígenas

Isqueiros

Morroquianos

Pantaneiros

Pescadores Artesanais

Piaçaveiros

Pomeranos

Povos de Terreiro

Quebradeiras de Coco Babaçu

Quilombolas

Retireiros

Ribeirinhos

Seringueiros

Vazanteiros

Veredeiros

 
 
 

Comments


Realização:
MARCA - INSTITUTO BESOURO_edited.png
bottom of page