Oficinas capacitam 280 jovens para o empreendedorismo no Pará e Mato Grosso do Sul
- Besouro da Silva
- 21 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
O projeto Horizontes para Jovens Indígenas celebra a certificação de mais 280 alunos nos estados do Pará e Mato Grosso do Sul. As capacitações em empreendedorismo aconteceram nos meses de julho e agosto e foram desenvolvidas a partir da metodologia By Necessity, da Besouro de Fomento Social. Durante as aulas, os jovens aprendem sobre criação de marca, desenvolvimento do produto, projeção de vendas, pesquisa de mercado, conceitos financeiros e outros temas importantes para colocar em prática um negócio a baixo ou zero custo.
No Pará, foram realizadas três turmas, atendendo a 105 alunos das etnias Aikewara Surui, Parakanã e Gavião, nos municípios de Brejo Grande do Araguaia, Itupiranga e Bom Jesus do Tocantins. O estado deve receber ainda outras seis capacitações, voltadas às etnias Mebengôkre Kayapó, Isolados na TI Xikrin do Cateté e Xikrin (Mebengôkre) em Bannach, Cumaru do Norte, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu, Água Azul do Norte, Marabá e Parauapebas.
Já em Mato Grosso do Sul, as oficinas ocorreram em Paranhos nas Aldeias Pirajuí, Potrero Guasu, Arroio Kora e Sete Cerro. Ao todo, 175 jovens da etnia Guarani Kaiowa foram certificados pelo projeto no estado no período. Outras quatro turmas estão previstas até o final de agosto para o município de Juti, nas aldeias Taquara, Jarara, Lima Campo e Guyra roka.
O Horizontes é uma realização da Secretaria Nacional de Juventude e da Besouro de Fomento Social, com apoio da Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável (COJOVEM). A iniciativa busca contribuir para a autonomia financeira, geração de renda, fortalecimento das economias locais e seus vínculos com as economias micro e macro. As atividades são gratuitas e ocorrem em todo o Brasil.
Participantes em formações do projeto Horizontes no Pará. Crédito: Divulgação.
Comments